OM UNIT | 31 de Jan.2014

OM UNIT .uk

Sexta, 31 de Janeiro
Faktory Club, Lisboa

-:-

Piso 0
OM UNIT (Hyperdub/Civil Music/Metalheadz)
MR GASPAROV (Dissipate/Soul Jazz Records/Tigerbeat6)
NSEKT (Badmood Recordings)
XTANKI b2b 404 NOT FOUND

Piso 1
MODO FRACTAL
SENHOR 67
BADUGA
FRESKO
JOHAN

-:-

A Badmood e a Madness juntam os exércitos no dia 31 de Janeiro para trazer a Portugal OM Unit, o nome mais carismático da nova cena Bass, mestre indiscutível do experimentalismo Jungle e Footwork, acompanhado por um role de tugas seleccionados a dedo, todos eles mestres da sua arte que transportam os sons da cena Bass para outro nível.

Jim Coles é um tipo ocupado; Voltando atrás no tempo, encontramos um DJ de nome 2Tall que se dedicava ao Jungle e ao Turntablism, tendo representado o seu pais no campeonato mundial da DMC. Nesta fase onde o Hip-Hop ainda era o seu forte, inicia o seu role de colaborações com alguns dos nomes mais fortes da cena Bass internacional, onde se destacam os nomes de Foreign Beggars, Dabrye, Jehst, entre outros. Estava lançada a base de onde viria a nascer Om Unit.

Desde o seu lançamento pela Hyperdub, este produtor entrou numa total espiral de actividade, onde conta com participações em compilações do Fabric, All City Records, Terrorythm entre outras, seguindo um percurso que já previa a revolução que OM Unit iria provocar no seio da cena Dubstep e Post-Dubstep.

Em 2010, OM Unit junta-se à Civil Music onde encontra espaço para desenvolver a sua linha experimentalista, através do lançamento de 3 EPs que levariam à edição no mesmo selo de um longa duração. Estas edições foram a afirmação definitiva da sua linha sónica e foi aqui que encontrou o seu público, que vêm no produtor a frescura de quem revisita o Jungle e o cruza com novas tendências.

No ano seguinte Jim deu continuidade ao seu trabalho, tendo ainda tempo para se recriar através do alias Philip D Kick, onde edita temas para o EP "Footwork Jungle". Foi também por esta altura que lança a sua editora Cosmic Bridge Records onde mostra trabalhos de artistas como BoxCutter, Danny Scrilla, Moresounds, etc.

No pico da fama de Phillip D Kick e no meio de mais participações luxuosas, Jim resolve matar o seu alias e promover a sua relação com Machinedrum que culmina na edição do EP "Reworkz" pela Planet Mu, onde ambos partilham o seu amor pelo Footwork hiperactivo e pelos rítmos do Jungle sob o nome de Dream Continuum. 

Foi neste cruzamento entre o Hip Hop, Footwork e Hip Hop que OM Unit reúne os seus maiores sucessos, sendo as edições de maior relevo a sua colaboração com Sam Binga para a Exit de dBridge, assim como o seu EP em nome próprio com o selo da mítica Metalheadz de Goldie. A par de uma invejável discografia, Om Unit leva consigo uma lista de remisturas que é simplesmente demasiado extensa para estas linhas, onde nomes como Adam Freeland, VIVEK, Ital Tek, Danny Breaks, Starkey, Pixelord, Sweatson Klank, Illum Sphere se destacam e dizem tudo.

O apoio de instituições Bass como a Boiler Room, XLR8R, FACT Magazine, LuckyMe, Clash Magazine são mais uma confirmação da qualidade do trabalho de Om Unit, atirando "Threads", o seu novo trabalho, para as bocas do Mundo, promovendo o lançamento como um dos melhores do ano que acabou à dias. Editado com o selo da Exit, este longa duração é mais um statement que Jim nos deixa, com participações brutais de MC Jabu, do lendário poeta urbano, Charlie Dark, Gone The Hero e Jinadu. "Threads" é OM Unit no seu melhor, uma espécie de balanço do que fez e para onde vai, um disco que já correu o mundo e obteve apoio global, desde o público aos seus pares, e que nos diz desde já que a Madness e Badmood trazem a noite que vai rebentar Lisboa.

A acompanhar OM Unit estarão Mr.Gasparov que nos apresentará os seus novos EP, acabados de sair dos fornos da Abstractor e Dissipate Records , Nsekt que irá representar as sonoridades da editora Badmood Recordings e Xtankii e 404 notfound que iram defender as cores da Mais Baixo em versão B2B. 

No piso superior onde se prometem sonoridades ligadas a tendências mais UK Bass, Garage e House, estarão Modo Fractal que vem aqui promover o seu novo EP pela Badmood Recordings, Senhor 67, Baduga, Fresko e Johan.

-:-

OM Unit
Life At 160 BPM - OM Unit Retools Bass Music

Tracklisting:

01. Boxcutter - Not The End Of The World
02. Moresounds - Flocon 
03. Ital Tek - Fireflies
04. Ital Tek - Jupiter Ascent
05. Mark Pritchard - Natty 
06. OM Unit - Jaguar 
07. DJ Madd - Someone (Breakage Rmx)
08. Coleco - Focus 10 (Om Unit Rmx) 
09. OM Unit & Kid Drama - Grind 
10. OM Unit - Timelines
11. Tessela - Hackney Parrot (Sam Binga's Crackey Parrot Refix)
12. Sam Binga ft. Redders - Leftem 
13. Homemade Weapons & Gremlinz ft. Collinjah - After Dark (J Kenzo Rmx)
14. Machinedrum - Gunshotta (Om Unit's Rollers VIP)
15. Moresounds - Blood
16. Graphs - Scylla
17. Gremlinz, Rumbleton & The Untouchables - Apache
18. Naibu ft. Key - Just Like You (Fracture Rmx)
19. Onoe Caponoe - Milky Way (Djrum Remix Dub)
20. Bus + Soom T - Keep Life Right (Dabrye Remix Instrumental)
21. EAN - Don't You Know
22. OM Unit - Corridor 2013
23. J Kenzo ft. Rhianna Kenny - Eyes Wide Open (dBridge Rmx)
24. Goldie - Sea Of Tears

End Of Mix

Check It Here (Resident Advisor)

-:-

Links